Vidro
O Brasil produz em média 900 mil toneladas de embalagens de vidro por ano. Deste total ¼ da matéria prima é proveniente de matéria reciclada em forma de caco, gerada a partir de refugos das fábricas e de coleta seletiva.
O vidro é feito a partir da combinação de areia, calcário, barrilha e feldspato. Ele é durável, inerte e tem alta taxa de reaproveitamento as residências.
É infinitamente reciclável, sem perder suas qualidades.
QUANTO É RECICLADO
42% DAS EMBALAGENS DE VIDRO SÃO RECICLADAS NO BRASIL, SOMANDO 378 MIL TONELADAS POR ANO, QUE SÃO GERADAS POR ENGARRAFADORES DE BEBIDAS, SUCATEIROS, VIDRARIAS E REFUGOS DE FÁBRICAS.
VANTAGENS DE RECICLAR O VIDRO
O MATERIAL É DE FÁCIL RECICLAGEM, PODENDO VOLTAR À PRODUÇÃO DE NOVAS EMBALAGENS, SUBSTITUINDO TOTALMENTE O PRODUTO VIRGEM SEM PERDA DE SUAS QUALIDADES.
A inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro reduz o gasto com energia: para cada 10% de caco de vidro na mistura, economiza-se 2,5% de energia necessária para a fusão nos fornos industriais.
O CICLO DE VIDA DO VIDRO
OS CACOS DE VIDRO ENCAMINHADOS PARA A RECICLAGEM DEVE SER SEPARADOS POR COR, PARA EVITAR ALTERAÇÕES DE PADRÃO VISUAL DO PRODUTO FINAL E REAÇÕES QUE FORMAM ESPUMAS INDESEJÁVEIS NO FORNO.
Não podem também conter pedaços de cristais, espelhos, lâmpadas e vidro plano usado nos automóveis e na construção civil.
Nos sistemas de reciclagem mais complexos, o vidro bruto estocado em tambores é submetido a eletroímã para separação dos metais contaminantes.
O material é lavado em tanque com água, que após o processo precisa ser tratada e recuperada para evitar desperdício e contaminação de cursos d'água.
Depois, o material passa por uma esteira ou mesa