Escopo de projeto
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ANÁLISE E PROJETOS DE SISTEMA
TÍTULO: DEFINIÇÃO DE ESCOPO DE PROJETO
MARÇO/2012
DEFINIÇÃO DE ESCOPO DE PROJETO
O escopo de um projeto descreve todos os seus produtos, os serviços necessários para realizá-los e resultados finais esperados. Descreve também o que é preciso fazer para que alcance seus objetivos com os recursos e funções especificados.
O escopo de um projeto se divide em escopo do produto, que descreve as características do produto final, e escopo do projeto, que descreve o trabalho necessário para que seja entregue com as características especificadas.
Por exemplo, o escopo de produto de um sistema online de pagamento de contas descreve como este vai funcionar, suas características, as tecnologias necessárias. Já o escopo deste projeto descreve as etapas, os recursos disponíveis, como o produto será desenvolvido.
O consenso inicial sobre o escopo do projeto se estabelece entre pessoas, organizações, departamentos. Uma pessoa, empresa ou departamento é o cliente, ou dono do produto, e outra pessoa é a mediadora entre o dono do produto e a equipe designada para realizá-lo.
A definição de escopo ajuda a evitar que as equipes de projeto percam tempo e recursos resolvendo problemas que fogem à sua alçada.
Por exemplo, se os programadores dos bancos de dados de um projeto web são solicitados a fazer a manutenção do banco de dados do site que está no ar, este desvio de função resulta no atraso da entrega dos seus produtos. Pode-se evitar estes pedidos através da aplicação das cláusulas do Termo de Abertura do Projeto. FORMALIZAÇÃO DE ACORDOS
O contrato ou termo de referência (termo de referência pode ser um anexo do contrato) é assinado pelas partes envolvidas na realização. No caso de projeto interno de uma organização, o responsável é o gerente do projeto ou dono do produto (designado nesta fase), um gestor externo ao dia-a-dia da execução, que