Biossegurança
A representação dos riscos de um laboratório, que podem prejudicar a saúde dos que ali trabalham e contaminar o meio ambiente, se dá através de um mapa de risco.
Os riscos são divididos em 5 categorias e diferenciados por cores, de acordo com as normas de Biossegurança, são eles:
Grupo 1: Risco Físico (verde)
Grupo 2: Risco Químico (vermelho)
Grupo 3: Risco Biológico (marrom)
Grupo 4: Risco Ergonômico (amarelo)
Grupo 5: Risco Mecânico ou de Acidentes (azul)
Elaboramos o mapa de risco do Laboratório de Fisiologia Vegetal da UFMS, um laboratório de ensino e pesquisa que no momento é utilizado somente para ensino devido à falta de estrutura e materiais básicos de um laboratório de pesquisa da área fisiológica.
Por ser um laboratório usado apenas para ensino não há pessoas trabalhando em tempo integral, somente os alunos da graduação, que são divididos em 4 grupos de 5 pessoas aproximadamente. Apesar do pouco contingente de pessoas o laboratório não possuí equipamentos adequados para o desenvolvimento das aulas práticas como banquetas, para os alunos se sentarem, e capela com exaustor para a manipulação de produtos químicos tóxicos e voláteis.
Os riscos encontrados foram divididos nas categorias de classificação. Riscos Físicos (verde):
- Estufa
- Bico de Bunsen
- Energia Elétrica
Riscos Químicos (vermelho):
- Substâncias Tóxicas (acetona, DMSO, sal de tetrazóico, metanol)
- Substâncias Carcinogênicas (éter e clorofórmio)
Riscos Biológicos (marrom):
- Plantas
Riscos mecânicos ou de Acidentes (azul):
- Vidros
- Armazenamento Inadequado
O armazenamento inadequado é devido à falta de armários para armazenar os produtos químicos que ficam sobre a bancada ou em caixas embaixo destas.
O mapa de risco foi elaborado com a intenção de conscientizar as pessoas dos riscos corridos para que possam se prevenir e mostrar as deficiências do laboratório para que haja melhorias. Este ficará à disposição dos responsáveis