biossegurança
2- A biossegurança é a ciência voltada para o controle e a neutralização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias em laboratório ou no meio ambiente.
3- A conformidade com a legislação constitui a principal garantia que uma organização possui para o desenvolvimento e o gerenciamento de suas atividades de forma consciente e responsável (Buereu Veritas, 2000).
4-. As primeiras diretrizes de Biossegurança foram do NIH (National Institute of Health), que divulga normas de segurança laboratorial que deveriam ser obrigatoriamente observadas pelos projetos que contassem com verbas federais.
5- Reino Unido, França e Alemanha
6- A Biossegurança no Brasil, surgiu com a força que se fazia necessária, por meio de legislação específica, através de normas de biossegurança para regular o uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados, envolvendo aspectos que incluem a manipulação e o uso de organismos geneticamente modificados (OGMs), como pesquisa em contenção, experimentação em campo, construção, cultivo, manipulação, uso, transporte, importação, armazenamento, comercialização, consumo, liberação e descarte,. Essas normas foram regulamentadas em 1995, pela Lei nº 8.974/95, de 05 de janeiro, denominada Lei de Biossegurança, formulada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
7- são produtos fabricados de origem vegetal e animal normalmente sofrem processos químicos alguns exemplos são: alimentos novos, bioprodutos de proteção vegetal, sementes de plantas transgênicas, bioaditivos alimentares e novos métodos terapêuticos).
8- No Brasil, a