Escolha dos magistrados no mundo
A pessoa que compõe o Tribunal do Júri pode se inscrever ou ser indicado para a função. O nome do jurado passar a constar numa lista elaborada pelo juiz presidente da Comarca. Essa escolha pode variar de acordo com o tamanho e o número de habitantes das cidades. Em regiões maiores, o magistrado envia a órgãos, ofícios em que solicita a indicação de funcionários idôneos. Ofícios os quais são elaborados, em cidades menores, às vezes, pelo próprio juiz com o auxílio de terceiros.
O cidadão que possuir interesse em ser jurado voluntário deverá se inscrever no Tribunal do Júri da sua cidade, apresentando cópia da carteira de identidade e CPF, além de Certidão Negativa Criminal e Atestado de Bons Antecedentes. Desta lista, a cada processo, são sorteados 21 nomes os quais devem comparecer ao julgamento. Esses jurados escolhidos são intimados para que eles estejam no Fórum no dia da sessão. Desses 21 jurados escolhidos, apenas sete deles passam por um novo sorteio para compor o Conselho de Sentença.
Casos de assassinato, tentativa de assassinato, aborto (exceto nos casos em que tiver a pena superior a um ano) e incentivo ao suicídio, são os crimes os quais o Tribunal do Júri poderá ser convocado.
Às vezes, a sentença do Tribunal do Júri pode ser anulada. Reconhecido um erro no julgamento, pode-se anular a decisão, sendo necessário a convocação de um júri para julgar novamente o caso. Não é possível absolver quem foi condenado ou condenar quem foi absolvido pelo júri.
________________________________________________________
Escolha dos juízes para a composição do júri no Estados Unidos:
Na esfera federal a instituição do Grande Júri é obrigatória para os crimes graves, em especial para aqueles apenados com a pena capital, ou outro infamante, o que não ocorre no âmbito da jurisdição estadual.
Trata-se de um procedimento sigiloso, composto, de acordo com as regras de cada Estado, de dezesseis a vinte e três