Turismo
___________________________________________________
JOGOS OLÍMPICOS
Muitas pessoas confundem a expressão "Olimpíadas" com os "Jogos Olímpicos". Para ser sincero, é um erro bem comum, pois você só descobre que essas expressões são diferentes quando se aprofunda no assunto.
Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia, guiados por suas lendas os gregos realizaram as primeiras competições. Essas competições contavam apenas com provas de corrida.As primeiras provas foram realizadas em 776 a.C, a partir de então, as provas se repetiam de 4 em 4 anos. Os vencedores eram coroados com ramos de oliveira e atados nas extremidades como símbolo de vitória.
Já o termo "Olimpíadas", vem de um fato curioso.No período de 4 anos em que não haviam os jogos, mensageiros percorriam a Grécia informando o calendário dos jogos e pedindo o cessar-fogo para as cidades-estado durante a realização do evento.Nesse período suspendiam-se as guerras para que todos os atletas pudessem viajar com segurança a Olímpia e competissem em paz.
Os Jogos Olímpicos possuem duas cerimônias importantes: a Abertura e o Encerramento.Essas cerimônias regressam a origem do Olimpismo ao unir esporte, cultura, e são um espetáculo à parte.
A abertura é realizada na cidade-sede dos jogos, contando um pouco da história do povo, sendo realizado o desfile das delegações participantes, a execução do hino olímpico, os juramentos dos atletas e árbitros, os discursos dos presidentos do COI e do comitê organizador, a declaração de abertura dos Jogos pelo chefe de estado do país-sede, e também, a entrada da tocha e o acendimento da pira.
No encerramento, o prefeito da cidade-sede entrega ao presidente do COI a bandeira olímpica, que é repassada ao prefeito da cidade-sede dos Jogos seguintes.A entrada dos atletas não é mais dividade em delegações - para que todos confraternizem juntos - , a chama olímpica é apagada