Escolas classicas
Teorias de David Ricardo
Dados Biográficos
Nasceu em Londres em 18/04/1772, filho de um judeu holandês que havia migrado para Inglaterra e se convertera ao cristianismo e se casado com uma mulher da seita“quaker”. Aos 14 anos já trabalhava na bolsa de valores com o pai. Aos 42 anos de posse de uma fortuna de mais de 600 mil libras esterlinas retirou-se dos negócios e dedicou-se aos estudos de economia política. Em 1799 leu “A Riqueza das Nações” de Adam Smith e ficou muito impressionado com a obra, possivelmente surgindo dessa leitura seu interesse pela economia política. Publicou vários trabalhos importantes, mas seu grande livro é de 1817 – “Princípios de Economia Política e Tributação”. Também foi político destacado atuando na Câmara do Comuns onde influenciou as decisões econômicas de sua época na Inglaterra.
EXERCEU ENORME INFLUENCIA SOBRE OS NEOCLÁSSICOS, ESPECIALMENTE ALFRED MARSHALL, E SOBRE KARL MARX E OS SOCIOLISTAS DA ÉPOCA. DENTRE SUAS TEORIAS DESTACAMOS: 1. TEORIA DA RENDA DA TERRA (REPARTIÇÃO); 2. TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS; 3. TEORIA DO VALOR-TRABALHO.
Teorias de Ricardo
TEORIA DA RENDA DA TERRA (REPARTIÇÃO)
Para Ricardo o problema principal da economia política era explicar as leis (naturais) que regulam a repartição do produto do trabalho social entre as classes; Para Ricardo as classes sociais [latifundiários, capitalistas (agrícolas, banqueiros, comerciantes e industriais) e operários] são um fator determinante do crescimento econômico de uma nação; O que é a Renda? Parte do produto social que vai para o latifundiário em um país onde a terra se tornou livre (mercadoria) e só é cultivada a melhor terra PORQUE a população não tem um tamanho suficiente para pressionar os recursos naturais; Quando só é cultivada a melhor terra não se paga renda SITUAÇÃO 1 – NÃO HÁ RENDA DA TERRA.
A = Custo de produção em libras esterlinas de 1 Ton de Trigo obtido mediante quantidades fixas de trabalho e de capital