ESCOLA E SOCIEDADE
A política educacional como outra qualquer de Pombal era lógica, prática e centrada nas relações econômicas anglo-portuguesa.
A reforma educacional pombalina culminou com a expulsão dos jesuítas precisamente das colônias portuguesas, tirando o comando da educação das mãos destes e passando para as mãos do Estado. Os objetivos que conduziram a administração pombalina a tal reforma, foram assim, um imperativo da própria circunstância histórica. Extintos os colégios jesuítas, o governo não poderia deixar de suprir a enorme lacuna que se abria na vida educacional tanto portuguesa como de suas colônias.
Para o Brasil, a expulsão dos jesuítas significou, entre outras coisas, a destruição do único sistema de ensino existente no país
QUESTÃO 01
Marque as opções corretas de acordo com as abordagens:
1. Abordagem Tradicional
( ) Nessa abordagem, ensinar consiste num arranjo e no planejamento de contingência de reforço em que a responsabilidade de assegurar a aquisição do conhecimento é do professor. A aprendizagem resulta da organização (estruturação) dos elementos para as experiências curriculares, dirigindo os alunos para chegarem ao comportamento final desejado.
2. Abordagem comportamentalista
( ) Nessa abordagem, o ensino não é diretivo e busca interpretar a atitude de confiança e respeito pelo aluno. A aprendizagem significativa é considerada por Rogers como a que envolve toda a pessoa. A aprendizagem tem a qualidade pessoal e envolve processos de autoavaliação, criatividade, capacidade de valoração, autoconfiança e independência.
3. Abordagem humanista
( ) Enfatiza a constituição da sala de aula, onde os alunos são “instruídos” e “ensinados” pelo professor. A aprendizagem do aluno tem um fim em si mesmo: os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos e os modelos, imitados;
4. Abordagem cognitivista
( ) Visa um ensino que procura desenvolver a inteligência. O professor deverá priorizar as