Escola IonicA
Foi em Mileto (sul da Iônia) que a primeira escola de filosofia Pré-Socrática floresceu. Cujo patrono foi Tales de Mileto, o fundador da Filosofia Ocidental. Tales, ao procurar explicar os vários mecanismos complexos da Natureza através de um princípio unificador originado dentro da mesma, acabou fundando a tradição filosófica Ocidental.
Os filósofos Iônicos tinham como importante indagação a composição do Cosmo, empenhavam-se em saber qual é a substância que compõe o Universo.
Embora acreditassem em um princípio unificador, não concordavam em qual seria a substância que compõe o Universo, tendo cada um sua teoria:
Para Tales, a substância essencial é a água. Escolheu esse elemento inspirado em suas qualidades únicas de mutuação, pois representa a dinâmica dos processos naturais. E assim como nós e a maioria dos seres, dependemos da água para existir, o Universo exibia a mesma sujeição;
Anaximandro acreditava que a substância fundamental do Universo não era a água ou qualquer outra susbstância familiar, mas algo intangível, o Ilimitado, ‘’de onde provêm todos os céus e os mundos nele contido’’. Para ele, o Universo era eterno e infinito em extensão, e seu centro era ocupado pela Terra, à qual atribuiu uma forma cilindrica. Para Anaximandro, a Terra era circundada por uma grande roda cósmica, cheia de fogo, e o Sol, um furo na superfície dessa roda, que deixava o fogo escapar. À medida que a roda girava, o Sol também girava, explicando o movimento do Sol em torno da Terra. Eclipses se deviam ao bloqueio total ou parcial do furo. A mesma explicação era dada para as fases da Lua, que também era um furo em outra roda cósmica. Por fim, as estrelas eram pequenos furos em uma terceira roda cósmica, que Anaximandro curiosamente colocou mais perto da Terra do que a Lua ou o Sol. Para ele, essas imagens representam o primeiro modelo mecânico do Universo;
Anaxímanes acreditava que o ar, seria substância primordial do Universo, por que à medida que sua