ANDRE TRABALHO DE GEOGRAFIA
ANDRÉ LUIS CUNHA PEREIRA
PLANO DE METAS DO GOVERNO JK DE 1956 A 1961
CANANEIA
2015
ANDRE LUIS CUNHA PEREIRA
PLANO DE METAS DO GOVERNO JK DE 1956 A 1961
Professor: Aldo Maciel
CANANEIA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
CONTEXTO DA POLITICA 3
CONTEXTO ECONÔMICO 3
COMPOSIÇÃO DO PLANO DE METAS 4
ENERGIA 4
INVESTIMENTO 6
FINANCIAMENTO 7
RESULTADOS 7
CRÍTICAS AO PLANO DE METAS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização levado a cabo na presidência de Juscelino Kubitschek, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais", que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores”. Bandeira importante de sua campanha eleitoral, "constituiu o mais completo e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia luxemburguesa”. O plano, que contemplou apenas marginalmente o setor industrial, continha metas tanto para o setor público como para o privado, e foi consideravelmente malsucedido, impulsionando um período de crescimento econômico acelerado, à custa de um alto endividamento público. Apesar de ter sido realizada na presidência de Juscelino, o plano teve consequências em administrações futuras. Onde aconteceram diversos planos de levantamento na economia.
CONTEXTO DA POLITICA
Juscelino Kubitschek foi o primeiro presidente do chamado período “populista” a concorrer às eleições presidenciais com programa de governo com propostas claras de ação. Inserido à corrente nacional-desenvolvimentista, de caráter liberal Kubitschek trabalhava sob a perspectiva de uma ideologia de superação do subdesenvolvimento brasileiro através do “50 anos em 5 anos de mandato”.
Assim, aderiu a um modelo econômico autossustentável, propondo uma espécie de rompimento com o modelo agrário-exportador e com a oligarquia latifundiária. A ideia era a de que