Trabalho Sociologia (SUS)
De
Saúde
Orientação Social projeto Sociologia (Saúde).
Felipe Santos Teixeira
Introdução: O presente trabalho foi feito com objetivo de esta levando informação a respeito do sistema único de saúde para os alunos do curso letivo de 2007 para a integração e formação de cidadãos e competência para participação e influência positivamente o Sistema único de Saúde.
Conceito
O Sistema Único de Saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
À iniciativa privada é permitido participar desse Sistema de maneira complementar.
O SUS pode ser considerado uma das maiores conquistas sociais consagra- das na Constituição de 1988.
Seus princípios apontam para a democratização nas ações e nos serviços de saúde que deixam de ser restritos e passam a ser universais, da mesma forma, deixam de ser centralizados e passam a nortear-se pela descentralização.
Na verdade, o SUS representa a materialização de uma nova concepção acerca da saúde em nosso país. Antes a saúde era entendida como “o Estado de não doença”, o que fazia com que toda lógica girasse em torno da cura de agravos à saúde.
Essa lógica, que significava apenas remediar os efeitos com menor ênfase nas causas, deu lugar a uma nova noção centrada na prevenção dos agravos e na promoção da saúde.
Para tanto, a saúde passa ser relacionada com a qualidade de vida da população, a qual é composta pelo conjunto de bens que englobam a alimentação, o trabalho, o nível de renda, a educação, o meio ambiente, o saneamento básico, a vigilância sanitária e farmacológica, a moradia, o lazer, etc.
O QUE É O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS? É uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde estabelecida pela Constituição de 1988.
O SUS não é o sucessor do INAMPS e nem