Sociologia
Campus Governador Valadares
Odontologia
Sociologia
“A saúde pública e o controle social” – “Sociologia das profissões e percepção de acadêmicos de Odontologia sobre o Agente Comunitário de Saúde em Saúde Bucal”.
Professor Leonardo Mees
João Francisco Torres Piski
Governador Valadares, 31 de janeiro de 2014
A Saúde pública no Brasil e o Controle Social
A falta de especialistas em áreas médicas nas unidades básicas de saúde, de leitos hospitalares, de equipamentos em boas condições de uso, além de filas que podem perduras meses para que usuários do SUS(Sistema Único de Saúde )consigam passar por uma consulta .Os problemas causados, atingem não somente municípios pobres , como também em megacidades.
Foram feitas reivindicações para a melhoria da área de saúde na 14 º Conferencia Nacional de Saúde que foi realizada no dia 11 de Dezembro em Brasília, onde participou pessoas de todo o pais, que reivindicavam um SUS descentralizado no controle social .
Um grande problema em questão é os cuidados direcionados as mulheres,principalmente na área da obstetria , com a questão do aborto legal e parto que possuem um grande déficit de redes de apoio no SUS. Gestantes fazem o pré-natal mas não conseguem garantir vagas para fazer o parto normal .São registrados no Brasil 68 mortes para cada 100 mil nascidos vivos. Os homens também são causas de preocupações, alerta os urologistas a respeito do câncer de próstata. A estratégia de saúde á família e a área de saúde mental também necessitam de melhorias.
O governo dispõe de um outro programa de atenção a família que é o PSF,que são equipes responsáveis por um numero definido de famílias
O problema que mais afeta o SUS,é a baixa remuneração de seus contratados, principalmente médicos e enfermeiros, que muitas vezes são ótimos profissionais, porém abandonam esse sistema pois não compensa trabalhar para essa unidade, devido a baixa recompensa financeira.