Question rio individual
1) Destacar os filósofos mais significativos do texto.
Tales de Mileto foi o fundador da filosofia ocidental. Para Tales tudo era formado de água. O universo era considerado um organismo vivo. Muitos dos fenômenos naturais eram causados por tendências e efeitos inerentes aos objetos, em que a natureza passou a ser província da razão, e não de deuses ou causas sobrenaturais. Escola Iônica.
Anaximandro, também de Mileto, levou as idéias de Tales a um nível de sofisticação mais elevado, postulando que o universo era eterno e infinito em extensão e seu centro era ocupado pela Terra à qual atribuiu uma forma cilíndrica. A substância fundamental do universo não era a água ou qualquer outra substância familiar, mas algo intangível, o ilimitado, “de onde provêm todos os céus e os mundos neles contidos”.
Anaxímenes foi o mais famoso discípulo de Anaximandro. Seguindo o espírito de escola iônica, também postulou a existência de uma substância fundamental na natureza. Ele acreditava que o ar, à medida que sua densidade mudava, compunha todas as coisas. Anaxímenes tinha a idéia de que as estrelas são fixas, presas a uma esfera cristalina que gira em torno da terra.
Heráclito tinha como substância básica o fogo, possivelmente devido ao seu poder de transformar as coisas, de colocá-las em movimento. O universo era eterno e em constante estado de fluxo. De acordo com Heráclito, o equilíbrio é atingido através da necessária complementaridade entre os opostos. Escola Iônica.
Parmênides acreditava que toda mutação é ilusória; já que mudança implica transformação, algo que é não pode mudar. Ele considerava a ênfase dada pelos milésios aos processos transformativos que ocorrem no mundo natural como sendo não só desnecessária, mas também incorreta. Segundo Parmênides, a realidade é imutável, estática, e sua essência está incorporada na individualidade divina de Eon, ou Ser, que permeia todo universo. Esse “Ser” está presente em todos os lugares. Escola