Pré-socráticos
Belo Horizonte 2013
Paulo Roberto Alves dos Reis
Relação dos principais filósofos pré-socráticos e as convergências e divergências entre a Escola Iônica e a Escola Pitagórica
Trabalho apresentado à disciplina
Filosofia, da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Professor: Enrique Porta
Belo Horizonte 2013
Questão 01 - Listar os principais filósofos citados no texto e suas idéias centrais.
Tales de Mileto (Escola Iônica. Physis: Água. Considerava o universo um organismo vivo e acreditava que fenômenos naturais são causados por ações inerentes ao próprio objeto. Seu pensamento iniciou uma nova fase no pensamento filosófico, a de que a natureza passa a ser analisada pela ótica da razão e não de deuses ou causas sobrenaturais).
Anaximandro (Escola Iônica. Physis: O ilimitado. Elevou a nível sofisticado as idéias de Tales. Atribui-se a ele o primeiro modelo mecânico do universo: Roda cósmica. Para Anaximandro o universo rege-se por si só sem interferência divina.)
Anaximenes (Escola Iônica. Physis: Ar. Trabalhou em um novo modelo mecânico do universo: Esferas cristalinas.)
Heráclito de Éfeso (Escola Iônica. Physis: Fogo. Suas idéias baseiam-se em “tudo está em mudança e nada permanece parado”, “não poderia-se penetrar duas vezes em um mesmo rio”. Complementaridade entre opostos: Logos.)
Parmênides (Escola Eleática. Physis: Eon (Ser que permeia o universo). Racionalista. A essência da realidade por argumentos lógicos.
Pitágoras (Escola Pitagórica. Physis: Números. Junção de filosofia e religião. Formas e proporções geométrica na associação com o belo e harmônico. Os números como a ponte entre a razão humana e a mente divina.)
Leucipo (Escola Atomista. Physis: Átomo. A composição do cosmo por infinitos átomos.)
Demócrito (Escola