ESCOLA INCLUSIVA: UM DESAFIO A SER CONQUISTADO
ESCOLA INCLUSIVA: UM DESAFIO A SER CONQUISTADO
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
ESCOLA INCLUSIVA: UM DESAFIO A SER CONQUISTADO
Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Educação Especial apresentado á UTA – Educação, Ciência e Tecnologia, no curso de Pedagogia.
Tutor Local;
Centro Associado
2013
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A inclusão de pessoas portadoras de necessidade educacional na rede regular de ensino, sempre foi vista pela sociedade e pela política pública, como algo assistencial e criativo (OESTERREICH, 2007).
È um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade (PEREIRA, 2003).
Para Guebert 2007, a proposta de inclusão escolar fundamenta-se em uma filosofia que possibilita a construção de igualdade, de condições a todos no que se refere ao atendimento educacional e profissional, objetivando a oportunizar o acesso e a permanência de alunos com necessidades educativas especiais no sistema educacional Brasileiro.
A educação especial é uma área de conhecimento e também uma modalidade de ensino que tem como objetivo o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com necessidades educacionais especiais. (SILVA, 2010).
Alguns acontecimentos internacionais aconteceram, influenciou as decisões tomadas em nosso país sobre a educação especial, entre eles estão: em 1975, Resolução ONU n° 2.542 – Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes; em 1982, Resolução ONU n° 37/52 – Programa de Ação Mundial Relativo ás Pessoas com Deficiência; em 1990, Declaração Mundial sobre educação para Todos; em 1993, Declaração de Viena, e no mesmo ano as Normas sobre equipamentos de Oportunidades para Pessoas com Deficiência (SILVA, 2010). O procedimento social e cultural, constituído pela sociedade, no século XX,