A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APLICABILIDADE E EFICÁCIA
JOAO ALBERTO DE OLIVEIRA COSTA
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APLICABILIDADE E EFICÁCIA
PARACATU – MG
2013
JOAO ALBERTO DE OLIVEIRA COSTA
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APLICABILIDADE E EFICÁCIA
Artigo apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Docência do Ensino Superior na Faculdade do Noroeste de Minas.
PARACATU – MG
2013
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APLICABILIDADE E EFICÁCIA
COSTA, João Alberto de Oliveira
RESUMO
Nos dias de hoje, a grande preocupação de pais, educadores, pedagogos e membros da sociedade em geral, está inserido no contexto de aprendizado e discriminação, no âmbito escolar, de alunos portadores de necessidades especiais inseridos na escola convencional.
As políticas públicas, preocupados em adaptarem as normas estabelecidas pelo MEC, na inserção dos PNEs nas escolas convencionais, trataram de cumprirem rigorosamente, ao pé da letra, as novas diretrizes. Entretanto não se preocuparam em criar mecanismos para a efetiva inclusão sugerida. Não é difícil encontrar escolas públicas com grandes números de alunos portadores de necessidades especiais, sem a mínima estrutura para recebê-los, na verdade falta tudo, educadores despreparados, pais mal informados, diretores omissos, banheiros inadequados, cadeiras e carteiras sem adaptação, sem um psicólogo ou fonoaudiólogo, dentre outros absurdos. Que ao invés de ajudar “esta inclusão sócio-educacional”, serve apenas para excluir e destruir a estima, ainda mais, do portador de necessidades especiais. O grande problema hoje é, aliás, é uma pergunta que não quer parar, será maléfica ou benéfica esta inclusão? Como esta, há outras perguntas ainda sem resposta e precisam imediatamente de soluções plausíveis. Até onde podemos ir sem uma intervenção pedagógica por excelência, para tornar efetivamente benéfica a inclusão dos especiais nas escolas convencionais.