a atuaçao pedagogica inclusiva
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A escola constitui um espaço de transformação e interação, que conjuga idéias de políticas educacionais e sociais bem amplas, de forma a garantir os direitos da população.
A inclusão social já é uma realidade na educação atual, a partir do momento em que crianças e adolescentes considerados portadores de necessidades especiais estão sendo encaminhados às escolas regulares.
Como exemplo dessa nova realidade, é descrito abaixo a experiência de João Guilherme que pode ir a qualquer lugar da escola, pois ela tem rampas por todos os lados, e o pai conseguiu uma cadeira adaptada para o filho estudar. João Guilherme dos Santos, 7 anos, demorou para nascer. O atraso no parto causou-lhe paralisia cerebral, comprometendo a parte motora do corpo. Com 8 meses, ele começou a ser atendido em hospital especializado e fez terapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Luís, onde mora. Mas, ao atingir a idade para iniciar a Educação Infantil, a família colocou-o em escola regular. A diretora da primeira creche que visitou não queria aceitá-lo, alegando não ter estrutura. "Conheço as leis que garantem os direitos do meu filho", disse o pai, Manuel Carlos Soares dos Santos. Com esse argumento, a matrícula foi efetuada. Agora no Ensino Fundamental, João Guilherme estuda na Unidade Integrada Alberico Silva. Ele e o pai levam duas horas para chegar até lá, de ônibus, e outras duas para voltar para casa. Pequeno comerciante, Manuel adaptou sua rotina para que o filho possa conviver com crianças sem deficiência: "Ele progride a cada dia. Com uma boa educação, João pode ter uma vida melhor e lutar por seus direitos". Alguns alunos perguntavam se João era doente. Nas rodas de conversa, a professora Sandra Helena Nascimento Sousa