Autismo
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS
CURSO DE FONOAUDIOLOGIA
PÂMELA RODRIGUES
AUTISMO
TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO
VITÓRIA – ES
2013
PÂMELA RODRIGUES DOS SANTOS
AUTISMO
TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Pesquisa Científica, no Curso de Fonoaudiologia, na Universidade Federal do Espírito Santo.
Orientador(a): Zilma Rios
VITÓRIA – ES
2013
1.0 INTRODUÇÂO
Abordando como tema principal o Autismo, busco fazer a compreensão do que é, quando surgiu, como está atualmente e a atuação fonoaudiológica no tratamento.
O trabalho está organizado em três capítulos, no primeiro será abordado o autismo como um todo, no segundo os sintomas e tratamentos e o terceiro a inserção da fonoaudiologia no processo terapêutico.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com artigos publicados.
2.0 AUTISMO
O autismo é um termo designado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como “Transtornos do Espectro Autista” (TEA). O termo foi referido pela primeira vez em 1943, por Leo Kanner, médico austríaco especializado em psiquiatria infância, trabalhando no hospital Jons Hopkins – Estados Unidos publicou o artigo "Autistic disturbances of affective contact", na revista Nervous Children, número 2, páginas 217-250. Nela, descreveu os casos de onze crianças que tinham em comum “um isolamento extremo desde o início da vida e um desejo obsessivo pela preservação da mesmice", denominando-as de autistas. Neste mesmo ano o austríaco Hans Asperger, formado em medicina descreveu na tese de doutorado a psicopatia autista da infância. Durante décadas, muitos que não foram tratados precocemente, foram diagnosticados como doentes mentais e internados em instituições fechadas.
O TEA é utilizado para descrever crianças que apresentam