qualquer
Módulo: Matemática Financeira
Atividade: Individual 2
Título: Diferença entre Capitalização Simples e Composta
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 347
Introdução
A Matemática Financeira é a ferramenta que nos ajuda a demonstrar as diferentes variações de rendimento que um capital pode ter durante um período de tempo (anos, semestres, meses, dias, etc...). É com ela que analisamos e comparamos as melhores definições para o investimento de um capital. Assim, partindo desse conceito são apresentados os regimes de capitalização simples e de capitalização composta que determinam a variação do capital de diferentes modos em único espaço de tempo.
Justificativa
Quando falamos em capitalização de juros simples, sabemos que são calculados sempre como base no capital inicial, onde a base de cálculo de juros será sempre a mesma ao longo do tempo. Já na capitalização de juros composta sabemos que os juros serão calculados a cada período e somados para o cálculo no próximo período, ou seja, os juros são feitos sobre os próprios juros e não pelo capital inicial.
Desenvolvimento
Para conseguirmos entender o que são regimes de capitalização simples e composta é necessário o conhecimento dos termos “Capital” que é definido como o valor disponível para o investimento em determinado momento, “Juros” que é dado ao preço do capital a ser tomado em determinado período, ou seja, seria o valor pago pela posse do empréstimo tomado ou do investimento realizado, a “Taxa de Juros” que é o percentual acordado pelo empréstimo/investimento tomado e pode variar de acordo com o valor e tempo, o “Período” é o prazo de tempo em que a operação será realizada e por fim, o “Montante” que é o resultado final do capital inicial investido após a incidência dos juros (Simples ou Compostos) e tempo.
Capitalização Simples
Os juros