Escola formal e informal
Escola Formal:
A escola formal, nada mais é que a escola que estamos acostumados a conhecer, aquela que é dada entre quatro paredes, todo o conhecimento é “transmitido” por um professor.
E como dizia Paulo Freire, é a educação bancária.
Ela é hierarquicamente estruturada.
Onde a relação é dada professor aluno, sem expansão alguma.
É aquela que
Escola Informal
É aquela que se dá além das paredes de uma escola. É aquela que se expandem na família, pelas ruas, teatros, condomínios, igrejas, reuniões onde é caracterizado o conhecimento empírico, são reuniões ou discussões casuais sobre determinados assuntos de modo espontâneo.
É aquela em que o indivíduo ( criança) pode aprender tanto a seguir uma influência para o mal ou para o bem.
Não formal
É aquela que acontece fora do ambiente das escolas.
É aquela em que o leque de pesquisa é maior e mais rico em informações.
Você pode adquirir conhecimento e compartilhá-lo em projetos realizados nas praças, voltados ao teatro, cultura, música e para tanto podemos utilizar as dependências da escola bem como os prédios que a Prefeitura oferece ou parques, praças da cidade, museus, quadras de esportes. Tudo o que se possa expandir daquela educação formal e convencional.
Hoje, esse projeto fora das salas de aula proporciona ao educando uma visão muito mais ampla da realidade, inclusive para alunos com deficiência visual, podendo tocar em plantas, obras de arte, animais etc, que em uma sala de aula fica impossível o contato físico. A autonomia do indivíduo é muito importante em um processo de aprendizagem, assim mais questionamentos surgirão.
Isso é um avanço para a educação.
Adriana S. T. Padilha
Semestre