Atividade 4 Pratica Escolares Adalgiza
Escola de Gestores da Educação Básica
Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Coordenação Pedagógica
Adalgiza Sales de Souza Vasconcelos
Turma C- Recife Sul 2014.1
ANALISE SOBRE A EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO-FORMAL E INFORMAL
Recife-PE
2015
Adalgiza Sales de Souza Vasconcelos
ANALISE SOBRE A EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO-FORMAL E INFORMAL
Trabalho apresentado à disciplina Pratica e Espaços de Comunicação na Escola, ministrado pela professora, Mariana Monteiro de Macêdo Góis para obtenção parcial de nota no curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica.
Recife- PE
2015
ANALISE SOBRE A EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO-FORMAL E INFORMAL
Com a finalidade de realizar uma reflexão comparativa sobre os modelos de educação formal, não formal e informal que ocorre processo ensino aprendizagem de nossos educandos nas escolas.
A educação formal caracteriza-se por ser altamente estruturada. Desenvolve-se no seio de instituições próprias escolas e universidades onde o aluno deve seguir um programa pré-determinado, semelhante ao dos outros alunos que frequentam a mesma instituição.
A educação não formal processa-se fora da esfera escolar e é veiculada pelos museus, meios de comunicação e outras instituições que organizam eventos da diversa ordem, tais como cursos livres, feiras e encontros, com o propósito do ensinar ciência a um público heterogéneo. A aprendizagem não formal desenvolve-se, assim, de acordo com os desejos do indivíduo, num clima especialmente concebido para se tornar agradável.
Finalmente, a educação informal ocorre de forma espontânea na vida do dia-a-dia através de conversas e vivências com familiares, amigos, colegas e interlocutores ocasionais.
Os espaços onde são vivenciados a educação formal são tradicionalmente, espaço de aprendizagem como à sala de aula, laboratório, pavilhão, biblioteca, ou seja, o espaço físico
“A educação formal requer tempo, local específico, pessoal