escola do poder
Resumo
Palavras chave: Autoridade. Estratégia. Legitimidade. Poder
Conceito Escola do Poder
Escola de poder que focaliza a formação da estratégia como um processo de negociação, que é dividido em duas dimensões. A primeira chama-se de micropoder e enxerga o desenvolvimento da estratégia dentro das organizações como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa. A segunda divisão dessa escola é designada de macropoder, esta visualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias "coletivas" de seu interesse.
A escola caracteriza a formação de estratégia como um processo aberto de influência, enfatizando o uso do poder e política para negociar estratégias favoráveis a determinados interesses. A palavra poder é utilizada para descrever o exercício da influência além de puramente econômica.
Sobre este contexto pode-se distinguir dois tipos de poder:
- poder micro - lida com o jogo de política dentro de uma organização, os indivíduos e grupos.
- poder macro – diz respeito ao uso de poder pela organização, a interdependência de uma organização com o seu ambiente.
Exemplo Escola de Poder:
Verificamos que a Empresa GOL Linhas Aéreas possue características da Escola do Poder, segue informações que comprovam esta afirmação:
O início da empresa de âmbito familiar, a imagem forte do líder com controle total da estratégia, a experiência e liderança no setor de transportes rodoviários, grande capacidade de investimento