praticas interdisciplinares na escola
A proposta trata de uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar com crianças no 2° ano do ensino fundamental da Escola Eugênio Gama dos Santos no município de Britânia-GO, com faixa etária de 7 á 8 anos. Esses alunos já estão no nível silábico alfabético, as atividades serão desenvolvidas com todo grupo.
• Número de aulas:
Uma semana trabalhando a interdisciplinaridade, ou seja, todas as aulas serão integradas em torno do tema proposto.
• Tema:
Jogos e brincadeiras.
• Justificativa:
A dificuldade de aprender a matemática na educação infantil tem sido uma das preocupações dos estudiosos nos últimos tempos devido a disciplina apresentar regras de difícil assimilação e um ensino metódico, sem integração com o contexto e o cotidiano do aluno, essa integração propiciará o desenvolvimento cognitivo e social do aluno.
Desse modo os jogos e a brincadeira por serem lúdicos ensina de forma agradável e eficaz, visto que o jogo ensina de maneira prazerosa, segura e atualizada.
Trazendo para a criança o brincar que tínhamos com nossos pais e que perdeu-se com a falta de tempo e modernidade.
O uso dos jogos traz a tona os conhecimentos e habilidades de cada criança, valorizando suas individualidades, com isso a escola proporciona um aprendizado contextualizado sem “decoreba”, levando a criança a gostar do conteúdo que está sendo aplicado.
Ao brincar toda a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, capacidade em perceber, criar e manter laços afetivos de confiança, interagindo com seus colegas com autonomia e sociabilidade.
Neste contexto a escola precisa perceber que o jogar e brincar gera a adaptação da criança com o mundo que o cerca, divertindo e descarregando as tensões do dia-a-dia, no entanto o educador deve estar preparado para utilizar o lúdico de forma funcional.
Conteúdo:
• Jogos e brincadeiras.
• Geografia:
Espaço e meio ambiente.
• História:
Surgimento dos jogos