Escola de poder
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FLAVIANE PALMEIRA DA SILVA
FICHAMENTO E RESENHA
Feira de Santana
2011
FLAVIANE PALMEIRA DA SILVA
FICHAMENTO E RESENHA
Tarefa apresentada no Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anísio Teixeira como avaliação parcial da Unidade II da disciplina Metodologia do Trabalho Científico.
Feira de Santana
2011
FICHAMENTO
VAZ, Luiz Gustavo Negro. A Escola de Poder. Uma questão de Autoridade, Legitimidade e Estratégia. Out.2009. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/a_escola_de_poder_uma_questao_de_autoridade_legitimidade_e_e
strategia/35006/>. Acesso em: 12 fev. 2010.
1. INTRODUÇÃO
“Neste sentido a própria formação da sociedade aparece umbilicalmente ligada à função de poder, autoridade, legitimidade e de estratégias, identificadas pela atividade dos mais fortes, dos mais aptos ou por aqueles que detinham a direção dos clãs e das tribos e por seus sucessores e herdeiros.” (VAZ, 2009, p. 1)
Comentário:
Tomando como exemplo a estrutura de uma empresa podemos ver que para que seus administradores possam obter bons êxitos em sua produção é necessário boa estratégia para selecionar pessoas preparadas e que saibam liderar com autoridade e conduzir os demais trabalhadores. É preciso ter uma visão ampla sobre o que fazer na empresa para gerar lucro.
Este é um exemplo obvio que se pode citar que comparar com a formação de uma sociedade.
2. A ESCOLA DE PODER
“O poder e o controle ocupam um lugar central na vida das organizações e na própria existência dos seres humanos.” (VAZ, 2009, p. 2)
Comentário:
Muitas pessoas carregam consigo a autodeterminação, ou seja, tem um poder pessoal que é capaz de mandar e manipular outras pessoas. Já outros são mais acomodados e esperam receber ordens para executar ações, vivem sempre sendo controlados.
3. A TEORIA WEBERIANA
“O conceito de Macht (apud VAZ,