ESCOLA DO PLANEJAMENTO 2
Nos meados da década de 70 todos falavam sobre o “planejamento estratégico” era moderno e mostrava para seus gerentes que deveriam se preocupar mais com essa área. O planejamento da estratégia deve ser planejado por pessoas de departamento especializado e tem contato direto com o executivo. A origem da escola do planejamento ocorreu no mesmo período da origem da escola do design. A escola do planejamento na sua parte quantitativa deve um crescimento abrangente mais na sua parte qualitativa seu crescimento foi baixo, apesar do estudo e do seu surgimento os altos gerentes não focava o tanto que mereciam. Os estudos realizados sobre o planejamento estratégia não era conduzido por pessoas que estavam altamente ligadas a sua escola. Em relação a montagem da estratégia o executivo terá como foco ser o arquiteto da estratégia, porem a sua pratica o arquiteto não poderá ser a pessoa responsável por montar o plano estratégico, só aceitar o projeto . Pois junto com os responsáveis pelo planejamento vinham seus planejadores aqueles que são os principais para a escola, portanto surgia que os planejadores entram em contato com os executivos. A escola do planejamento resume em:
1- “As estratégias devem resultar de um processo controlado e consciente de planejamento formal, decomposto em etapas distintas, cada uma delineada por checkilists e apoiada por técnicas”.
2- “A responsabilidade por todo o processo está, em princípio, com o executivo principal; na prática, a responsabilidade pela execução esta com os planejadores”.
3- “As estratégias surgem prontas deste processo, devendo ser explicitadas para que possam ser implementadas por meio de atenção detalhada a objetivos, orçamentos, programas e planos operacionais de vários tipos.”
A escola do planejamento sofreu avanços onde focou na sua aplicação, três deles foram planejamento de cenários, opções reais e controle estratégico.
Planejamento de cenário: segundo Porter (1985:481) baseado nas