Unidade 2
• Reconhecer o planejamento como uma ação pedagógica essencial ao processo de ensino, superando sua concepção mecânica e burocrática no contexto do trabalho docente.
Conteúdo
• A temática refere-se ao estudo do planejamento como processo primordial para a organização das situações do ensino e da aprendizagem.
UNIDADE 2
PLANEJAMENTO
ESCOLAR:
CONCEITUAÇÃO,
IMPORTÂNCIA E
ELABORAÇÃO
UNIDADE 2
Disciplina de Núcleo Comum
1 Introdução
Na Unidade I, você estudou o histórico e a conceituação de Didática. Trocou idéias a respeito do processo de ensino, viu como a Didática tem influenciado as experiências históricas da educação e da escolarização. Você conheceu também vários educadores que contribuíram para que a Didática ocupasse seu lugar no processo de ensino-aprendizagem. Nesta unidade, você entenderá o planejamento como uma ação pedagógica essencial ao processo de ensino, superando sua concepção mecânica e burocrática no contexto do trabalho docente.
PARA você REFLETIR:
O que é planejar? O que é realizar um planejamento?
A partir desse momento, vamos trocar idéias sobre como planejar o ensino. Você terá um texto para leitura, no qual aparecerão diversas atividades de reflexão pessoal que você poderá socializar na Lista, fax, correio ou telefone.
2 Planejamento: conceituação e importância
Definindo planejamento
Vejamos duas definições:
Ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados. Processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos (Dicionário Aurélio).
ATENÇÃO!
Convidamos você a dedicar um pouco de seu tempo na leitura desse texto.
Trata-se de um relato significativo, transcrito que se fosse resumido ou em parte não traduziria o “clima pedagógico” oculto nas entrelinhas que os autores quiseram transmitir.
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos