2 Escola Do Planejamento
Reflete a maior parte das idéias da escola de design, acrescentando a concepção de que o processo estratégico não é apenas cerebral, mas também formal. Apresenta-se como uma das maneiras para formalizar a organização desses temas e auxiliar na formulação de estratégia, sua implementação e seu controle.
Essa Escola contribuiu com as definições dos conceitos de objetivos, metas e estratégias, técnicas de análise de riscos, avaliação da estratégia competitiva, curva do valor e cálculos de valor para o acionista, sendo estas últimas orientadas para a análise financeira, “criação de valor”, plano corporativo, planos operacionais.
#asminasdaestrategia.blogspot.com/
Para ter qualidade nos processos, é preciso planejar
Muitas vezes, no decorrer de nosso dia, fazemos muitos planejamentos sem nem mesmo perceber. Nas atividades que julgamos mais simples de se fazer, estamos planejando. Na rotina do dia-a-dia, quando acordamos, lanchamos, nos deslocamos para o trabalho e outras atividades corriqueiras, estamos executando um planejamento previamente estabelecido.
Estas atividades que realizamos são caracterizadas como processos. E para que tudo ocorra como esperado, além planejar corretamente, precisamos também conhecer muito bem estas atividades: sua finalidade, tempo de duração, custo, objetivo etc. Analisando estes processos sob a ótica do mundo corporativo, temos o que chamamos de mapeamento de processos.
E no sistema de Gestão da Qualidade, as atividades são planejadas de forma sistemática para garantir que os processos fluam corretamente e de forma constante, a fim de atingir os objetivos pré-estabelecidos no planejamento incial.
Abaixo comentamos sucintamente alguns dos tipos de planejamento mais conhecidos, acompanhe:
Planejamento de Ações Preventivas
Planejamento realizado para antecipar-se aos problemas que venham a surgir durante a execução das atividades. Evita que as não conformidades aconteçam. É importante uma vez que o tratamento