Escola da Qualidade em Administração
O que é Teoria?
Conjunto de proposições que procuram explicar os fatos da realidade prática.
Teorias da Administração
As Teorias da administração organizam-se em escolas (ou enfoques). Uma escola é uma linha de pensamento a respeito das organizações e de suas administração. Em geral, é representada por um autor ou praticante da administração e por seus colaboradores. Muitas das teorias e técnicas usadas para administrar as organizações atualmente são ideias que evoluíram de práticas do passado, criadas por diferentes organizações tais quais países, exércitos e organizações religiosas.
Capítulo 3 - Teorias da Administração: Escola Contemporânea
Escola Neoclássica – Evolução das teorias de Taylor, Ford e Fayol. Segue o preceito de que a administração é um processo, o que permite classificar outros conceitos muito importantes como planejamento, organização, entre outros.
Origem da Escola de Qualidade
No início do século XX, a produção em massa tornou-se comum e o conceito de qualidade era limitado à uniformidade. Ao fabricar uma quantidade grande de peças, elas deveriam ser todas idênticas e feitas de acordo com as especificações técnicas. Para evitar que fossem feitas peças defeituosas, o controle de qualidade era feito por meio da inspeção dos produtos. Porém, apesar de haver controle, não havia nenhuma prática que garantisse a qualidade do produto. Como seria impossível avaliar todos os produtos fabricados, introduziu-se o conceito de controle estatístico da qualidade (por amostragem). O pioneiro dessa aplicação foi Walter A Shewart, que em 1924 deu o primeiro passo para o que adiante seria conhecido como carta de controle.
Ideias de Deming
William Edwards Deming ajudou a criar o curso padrão de estatística para o controle da qualidade e foi um dos maiores responsáveis pelo crescimento vertiginoso das empresas japonesas no período pós-guerra. Ele se esforçava para sensibilizar