periodo regencial
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
Período regencial: denominação do governo instituído provisoriamente na ausência do chefe de Estado que, por algum motivo, estivesse impedido de exercer sua função.
INÍCIO DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL
- Situação política: Dom Pedro I abdica do trono em favor de Pedro de Alcântara, uma criança de 5 anos de idade.
A Constituição estabelecia que o Brasil seria governado por três regentes, até que Pedro de Alcântara alcançasse a maioridade. (Nesse período, o Brasil teria uma forma de governo semelhante à uma república, com eleições e troca de mandatos.)
- Grupos políticos: Três grupos se destacavam nesse período.
GRUPOS POLÍTICOS
OBJETIVOS
CLASSE SOCIAL QUE REPRESENTAVAM
FIGURAS DE DESTAQUE
JORNAIS E ASSOCIAÇÕES
RESTAURADORES:
CARAMURUS
Lutavam pela volta de D. Pedro I ao poder. Defendiam o regime absolutista e centralizador. (Depois da morte de D. Pedro I, em 1834, esse grupo se desfez.)
Comerciantes portugueses ligados ao antigo comércio colonial; militares conservadores de alta patente; altos funcionários.
- José Bonifácio de Andrada e Silva
Jornal:
O Caramuru
Associação: Sociedade Conservadora e, depois, Sociedade Militar.
LIBERAIS EXALTADOS: FARROUPILHAS
Lutavam pela descentralização do poder, pela autonomia administrativa das províncias, pelo sistema federalista. Muitos defendiam o fim da monarquia e a implantação da República.
Classes médias urbanas; profissionais liberais; pequenos comerciantes; funcionários públicos modestos; militares de baixa patente; padres.
- Cipriano Barata
- Borges da Fonseca
- Miguel Frias
- Rangel de Vasconcelos
- Augusto May
Jornal:
O República; A Malagueta; A Sentinela da Liberdade
Associação: Sociedade Federalista.
LIBERAIS MODERADOS:
CHIMANGOS
Lutavam pela preservação da unidade territorial do país. Defendiam a monarquia, mas sem absolutismo. Queriam manter a escravidão e a ordem social. Muitos desejavam ampliar o poder