O Periodo Regencial
A saída de Dom Pedro I do governo imperial representou uma nova fase para a história política brasileira. Não tendo condições mínimas para assumir o trono, Dom Pedro II deveria aguardar a sua maioridade até alcançar a idade exigida para tornar-se rei. Nesse meio tempo, os agentes políticos daquela época disputaram o poder entre si no chamado Período Regencial, que vai de 1831 até 1840.
Os grupos político partidários do Período Regencial.
Sendo fruto da Constituição de 1824, os grupos políticos existentes ficavam restritos aos grandes proprietários de terra, comerciantes e algumas pequenas parcelas das classes médias urbanas. Em meio às reuniões e debates que aconteceriam para a organização da ordem regencial, temos o aparecimento de três grupos políticos mais importantes: os liberais moderados, os liberais exaltados e os conservadores.
- Os Liberais Moderados:
Os liberais moderados eram monarquistas, pois viam nela a preservação de seus privilégios. Como estavam em uma boa posição social, os liberais moderados eram contra qualquer tipo de reforma política e eram a favor da centralização do poder.
- Os Liberais Exaltados:
Os liberais exaltados era o grupo político que possuía uma maior parte de pequenos proprietários e homens “classe média”. Eram reformistas, defendiam a descentralização do poder, e uma reforma completa na constituição de 1824. Este grupo era a favor de uma maior autonomia entre as províncias sendo que uma pequena parte ainda era a favor de uma república.
- Os Restauradores Os restaurados era o grupo político a favor da volta de Dom Pedro I . Era constituído pelo mesmo grupo que havia apoiado a decisão do imperador de tender ao absolutismo. Para eles, apenas o regime monárquico absolutista permitiria a continuidade da tranquilidade e disputada preponderância. Com a morte de Dom Pedro, esse grupo se dividiu entre moderador e exaltado.
As Fases do Período Regencial
Regência Trina