escola da hermeneutica
a) Conceitos
A palavra economia deriva do grego oikosnomos (oikos, casa, e nomos, lei), significando a administração de uma casa ou do Estado.
“Economia e Economia Política” são termos utilizados para designar a ciência econômica.
Economia é a ciência que trata dos atos e fenômenos traduzidos em relações constantes, que representam as leis econômicas. (J. Petrelli Gastaldi
Economia política é a ciência da produção, distribuição, acumulação e consumo das coisas e serviços úteis, na sociedade humana, com equilíbrio e progresso. (Carlos Galves).
CONCEITO, OBJETO E DENOMINAÇÕES DA CIÊNCIA ECONÔMICA (2)
Ressalte-se, no entanto, que os atos econômicos individuais ou isolados, levados a efeito em proveito próprio, são desprovidos de conteúdo econômico-social. Interessa apenas para a economia como ciência, a atividade econômica realizada no âmbito de uma sociedade.
Fundamentado nesses pressupostos, segundo Carlos Gide, a economia trata das relações do homem em sociedade, que o conduzem à satisfação de suas necessidades, ao seu bem-estar, e dependem da posse de objetos materiais.
A economia é também conceituada como o estudo das atividades em que os homens se empregam para produzir, trocar e consumir bens escassos e serviços que satisfazem suas necessidades. (Myram H. Umbreit, Elgin F. Hunt e Charles V. Kinter).
entendesse que poderiam existir várias outras modalidades de oikonomia, no setor público, de acordo com as formas de governo.
CONCEITO, OBJETO E DENOMINAÇÕES DA CIÊNCIA ECONÔMICA (7)
Segundo as formas de governo, várias modalidades passaram a ser consideradas: - Economia-régia: referente a administração monárquica. - Economia provincial: relativa as províncias.
- Economia política: com vista a qualificar a cidade-estado (polis) livre e democrática.
Outras expressões também surgiram, tais como: economia social; ciência das permutas; ciência do útil; crematística ou ciência da moeda;