Trabalho de Psicologia
TRANSTORNOS MENTAIS RELACIONADOS A SUBSTÂNCIAS
Incluem desde transtornos relacionados ao consumo de uma droga de abuso (inclusive álcool), aos efeitos colaterais de um medicamento e à exposição a toxinas.
Estas substâncias estão agrupadas em 11 classes:
Álcool – Uma das poucas drogas que tem o seu consumo admitido, no entanto seu consumo a longo prazo pode provocar problemas de saúde.
Anfetamina – Possui nomes populares como ‘rebite’ e ‘bolinha’, podem causar sintomas psiquiátricos como paranoia e sintomas de abstinência.
Cafeína – Estimulante mais consumido do mundo, está no café, no refrigerante, chocolate, medicamentos, etc.
Canabinóides – Uma das mais populares, seu uso acarreta possíveis sintomas paranoides, dependência, ataques de pânico, quadros depressivos e esquizofreniformes.
Cocaína – Pó altamente viciante produzido a partir da folha de coca, causando alucinações, ansiedade, depressão e psicose.
Alucinógenos – LSD, peiote, psilocibina. Não é considerada uma droga q leva a dependência, mas produz tolerância, distorções na percepção e realidade, delírios, oscilações emocionais e “Flashbacks”.
Inalantes – Possui nomes populares como ‘cheirinho’, ‘loló’, ‘cola’, ‘lança perfume’. Causador de alucinações e delírios.
Nicotina – Substâncias química encontrada no cigarro.
Opióides – Possui funções analgésicas (morfina, codeína, oxicodona). Seu uso causa tolerância, dependência, problemas respiratórios.
Fenciclidina – Conhecida como ‘pó de anjo’, é considerado o mais perigoso dos alucinógenos, seu uso causa delírio alucinação, paranoia, catatonia (perturbação psicomotora), depressão e psicose.
Hipnóticos ou ansiolíticos – Os hipnóticos são utilizados no tratamento da insônia e os ansiolíticos, no tratamento dos sintomas da ansiedade. Podem causar dependência física e psíquica, tolerância e depressão.
Dependência de Substâncias
A Dependência é definida como um agrupamento de três ou mais dos sintomas relacionados adiante,