politica e religiao
Acadêmico: Joel José Bueno
Professor:
ITQ-Instituto Teológico Quadrangular- Reg.308
Curso: livre em teologia Disciplina: Cidadania
1-Introdução
Nos últimos anos tem surgido varias discursões a respeito da politica no meio cristão, e na maioria das vezes são discursões contra a politica na religião.
Muitos autores dizem que: “... a politica não pode ser orientada pelas opções religiosas”, outros dizem que: “... a religião não nos representa e que as leis de um estado devem valer a todos os seus cidadãos, as leis religiosas só alcançam aqueles que se entregam a fé”.
Para nós cristãos o nosso guia para viver neste mundo é a Bíblia, e é n’ela que encontramos as respostas para todas as nossa duvidas. Então vamos ver o que a bíblia diz a respeito da politica no meio cristão.
2-Politica e religião uma parceria compatível
Na Bíblia (velho testamento Genesis 41:37) relata a história do primeiro governador cristão que foi José, que governou o Egito por muitos anos com um coração reto e justo. Mas a primeira vez em que o povo pediu um líder para Deus foi em 1SAMUEL 9, onde o povo acabara de sair do Egito em direção a Canaã. Então Deus escolheu Saul um homem bom, mais que, mais tarde se corrompeu. Quase todos os reis após Saul foram bons, retos e justos, porém muitos se corromperam, pois se esqueceram de Deus e deixaram a vaidade, o orgulho, e o pecado tomar conta de suas vidas. Quando o homem pedia um líder, ele na verdade estava querendo alguém que eles podessem ver ,ouvir e que fosse possível tocar, então Deus realmente escolheu um, porem o povo sofreu com ele ,pois os homens estão sujeitos a falha.
O único ser que pode governar sem falhas e com perfeição é o nosso Deus! Mas hoje em dia como foi na antiguidade ele nos coloca pessoas escolhidas por ele para governar, são homens cheio de falhas e de defeitos, mas Deus vê algo neles que ele possa usar para beneficio da sua vontade. Hoje não