Política e religião
Rogel Marlon Carmo
Priscila Formigheri Feldens
Sumário: 1. Considerações iniciais. 2. Cenários 3. Considerações finais.
RESUMO: Este estudo faz uma análise entre a política e a religião frente às dinâmicas culturais, sociais, politicas e econômicas. Aborda algumas das transformações ocorridas na sociedade atual e seus reflexos. Os avanços de compreensão, bem como, as discussões teóricas a respeito do Estado laico.
Palavras-chave: Estado laico, política, religião.
ABSTRACT: This study is an analysis of politics and religion against the dynamic cultural, social, political and economic. Covers some of the changes occurring in today's society and its consequences. Advances in understanding, as well as theoretical discussions about the secular state.
Keywords: Secular state, politics, religion.
1.Considerações iniciais
No universo das democracias do mundo, encontramos majoritariamente, os crentes em Deus. A vontade geral e a liberdade do singular passam a coincidir com seu pertencimento ao corpo do Estado, de modo que a relação entre o eu e a verdade pode e deve se realizar apenas na forma política. Essa relação provoca descontentamentos nas elites sociais e nos movimentos culturais mundo afora. Em todas estas sociedades, sabemos, é crucial existir uma relação entre política e religião. A permanência de identidades e comunidades religiosas no interior de um horizonte cultural laico faz com que o discurso religioso no debate público seja considerado uma proposta possível de racionalidade. Mais do que uma mera tolerância do Estado com relação à liberdade religiosa, trata-se de um primeiro nível de integração cognitiva das razões religiosas na racionalidade laica, no âmbito da ética.
2.Cenários
Observemos três situações a nível mundial. Na Índia, a democracia contemporânea mais vibrante, religião e política misturam-se como maneiras convergentes de expressar as aspirações mais poderosas; não se confunde lealdade aos