Escola Cultural
Data: 27\05\2014
Escola Cultural
CONCEITO
A formação da estratégia é vista como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização. Assim, a estratégia assume a forma de uma perspectiva inconsciente e de interação social. Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.
A cultura junta uma coleção de indivíduos em uma entidade integrada chamada organização;
A cultura está em tudo o que nos cerca, naquilo que bebemos, na musica que ouvimos, na maneira pela qual nos comunicamos;
Cultura é aquilo que é único no que diz respeito da maneira pela qual fazemos todas essas coisas. Ela trata daquilo que diferencia uma organização de outra, uma nação de outra; Pode ser estudada do ponto de vista de uma pessoa de fora ou do nativo de dentro. O primeiro assume uma posição objetiva sobre as razões pelas quais as pessoas se comportam como o fazem. O segundo considera a cultura como um processo subjetivo de interpretação, não baseado em qualquer lógica abstrata universal.
NATUREZA DA CULTURA
A cultura é essencialmente composta de interpretações de um mundo e das atividades e artefatos que refletem as mesmas. Além da cognição, essas interpretações são compartilhadas coletivamente, em um processo social. Não há culturas particulares. Algumas atividades podem ser individuais, mas sua importância é coletiva.
Cultura organizacional é associada com cognição coletiva. Ela passa a ser a “ mente da organização”, as crenças comuns que se refletem nas tradições e nos hábitos, bem como manifestações mais tangíveis.
A cultura representa a força vital da organização.
Quanto mais fechada a trama unindo interpretações e atividades, mais profundamente enraizada a cultura.
A força de uma cultura pode ser proporcional ao grau até o qual ela ilude