tuberculose bovina
A tuberculose é uma doença crônica causada por bactérias do gênero Mycobacterium que acomete ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. A tuberculose bovina é causada pelo Mycobacterium bovis (M. bovis) e é responsável por perdas econômicas significativas além de constituir uma das mais importantes zoonoses de relevância para a saúde pública.
A doença está amplamente distribuída em todo o mundo, sendo alvo de programas de erradicação em diversos países. No Brasil, órgãos oficiais estimam que a prevalência da doença esteja ao redor de 1% e, até o presente momento, não há programa de erradicação obrigatório. Em 2001, foi criado pelo Ministério da Agricultura, o PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose), programa de adesão voluntária que regulamenta as estratégias de controle e visa reduzir a prevalência da doença no país. Contudo, é o proprietário quem deve arcar com os custos de implementação do programa (informações sobre o PNCEBT podem ser obtidas na unidade local do serviço de defesa oficial ou pelo sitehttp://www.agricultura.gov.br/dda/regulamento.htm).
A principal via de transmissão do agente é a aérea, sendo a inalação de aerossóis a mais comum. O contato direto (focinho com focinho) com secreções nasais e a ingestão de leite cru de animais infectados também constituem possíveis vias de transmissão, esta última especialmente importante quando consideramos a infecção de animais jovens. A infeção transplacentária não é comum.
Fatores como a elevada densidade animal e prevalência no rebanho contribuem para a transmissão do agente. Quanto maior o número de animais infectados, maior o número de bactérias presentes no ambiente e maior a chance de contaminação.
A doença se desenvolve lentamente e pode levar meses até o aparecimento dos primeiros sintomas, sendo que a maioria dos infectados não irão apresentar sintomatologia clínica apesar de serem capazes de eliminar a