Tuberculose
TUBERCULOSE
Nomes populares
Animais: Tuberculose
Homem: Tuberculose Zoonótica
Agente causador
As bactérias causadoras da tuberculose pertencem à família Mycobacteriaceae, gênero Mycobacterium.
As micobactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis (M.tuberculosis, M.bovis e M.africanum) são as principais causadoras da Tuberculose nos mamíferos.
São bastonetes curtos aeróbicos, imóveis, não capsulados, não flagelados, apresentando aspecto granular quando corados, medindo de 0,5 a 7,0 μm de comprimento por 0,3 μm de largura, sendo a álcool-ácido resistência a sua propriedade mais característica. No entanto, muitas dessas características, inclusive a tintorial, superpõem-se nos gêneros Mycobacterium, Nocardia, Rhodococcus e Corynebacterium.
Espécies acometidas
Todos os mamífe ros são suscetíveis.
O bovino, o home m e as ave s e m ge ral contribuíram para a pe rpetuação da tuberculose atravé s dos sé culos.
Sintomas nos seres humanos
Tosse, febre, escarro que em fase adiantada da doença pode apresentar sangue, dificuldade respiratória e emagrecimento progressivo.
Sinais clínicos nos animais
Os sinais clínicos mais frequentes são a caquexia progressiva e a tosse seca, curta e repetitiva, mastite e infertilidade.
Animais tuberculosos, quando submetidos à marcha forçada, tendem a posicionar-se atrás dos demais, demonstrando cansaço e baixa capacidade respiratória.
Pode ocorrer linfadenomegalia localizada ou generalizada.
Formas de transmissão
Seres humanos – por contato direto com materiais contaminados (tratadores de animais e trabalhadores de frigoríficos) ou indiretamente por ingestão de alimentos
142
TUBERCULOSE
contaminados (principalmente leite e derivados lácteos não pasteurizados).
Animais – principalmente pela via respiratória por meio da inalação de aerossóis contaminados com o microorganismo, água, pastagem e alimentos contaminados.
Diagnóstico
Seres humanos – direto (isolamento bacteriano,