A Escola e a diversidade Cultural
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O grande desafio da escola hoje é contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes! Trata-se de uma tarefa complexa que exige da escola um movimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas para que se possa trabalhar com as diferenças e com as questões referentes a diversidade que existe em nossa sociedade.
escola e diversidade cultural
A escola é uma instituição onde diariamente se convive com as diferenças e com as diversidades de raças e de culturas. Podemos observar que o papel da escola é de fundamental importância na formação de alunos que serão futuros cidadãos que farão parte da nossa sociedade e que a escola é responsável pela formação desses alunos fazendo com que respeitem as diferenças de raças, culturas, de religiões, de gêneros, enfim, no que diz respeito à formação de cidadãos conscientes das diversidades e que tenham direitos iguais na nossa sociedade independente de sua classe social ou da situação econômica de cada um ou de sua etnia.
“A questão que se coloca é a importância de se entender a relação cultura e educação. De um lado está a educação e de outro a idéia de cultura como lugar, a fonte de que se nutre o processo educacional para formar pessoas, para formar consciência.”
Como a escola deveria trabalhar as questões referentes às diversidades existentes na sociedade
A escola precisa de capacitação para conviver com a diversidade social no ambiente escolar, respeitando as distintas visões de mundo e valores, fortalecendo as ações de combate à discriminação e aos diversos tipos de preconceitos existentes da sociedade.
Diante disso, devemos assimilar conceitos que envolvem as temáticas da diversidade, etnia, gênero e sexualidade.
Esse embasamento teórico possibilita