escola comunidade e familia
Nome: Airadyne Christine da Silva – 22785 Erika Patrícia Juliana Stefanelli Sulem Cristina - 22502
Professora: Luciane
Disciplina: Princípios e Métodos da Gestão Escolar II
Resumo: Capítulo VI – Desenvolvendo ações e competências profissionais para as práticas de gestão participativa e de gestão da participação
O pedagogo deve buscar formação buscando desenvolver suas habilidades unindo seus conhecimentos e procedimentos práticos, para que este possa ter competência de participar ativamente na organização e na gestão escolar. Existem diferentes tipos de gestão adotados nas escolas, o mais comum é o técnico – cientifico, no qual as normas e regras são previamente definidas, os problemas que surgem precisam ser corrigidos e evitados e não ser utilizado como fonte de crescimento. A participação do professor é somente na sala de aula.
O estilo autogestionário é o oposto, valoriza a participação do professor não somente na sala de aula, mas também na gestão, não existe um planejamento ou procedimento pré - definido.
Enquanto que o estilo democrático – participativo é praticamente a junção dos estilos anteriores, é previamente definido e planejado em questões organizacionais, mas existe a participação dos profissionais em sua organização, o que possibilita realizar um planejamento com diversos pontos de vista.
Para esse estilo de gestão existem algumas ações a serem desenvolvidas, como, a formação de uma equipe de trabalho, visando um bom entrosamento, para que todos possam cooperar para um objetivo em comum, a formação e a aprendizagem dos alunos.
Os professores trabalham em equipe, todos ajudam a traçar as diretrizes e se comprometem a segui-las, os profissionais devem estar envolvidos, comprometidos, os problemas e dificuldades devem ser analisados e discutidos entre os profissionais, havendo a troca de informação e de