Escola, familia e comunidade
Valores, Escola e Comunidade.
Atualmente, a escola tem sido sobrecarregada, pois foi escolhida pelo Estado e pela família como responsável pelo ensino de valores necessários às crianças para seu pleno desenvolvimento da vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Por isso, a escola, mesmo não sendo a única responsável por ensinar os valores às crianças, ela carrega esta missão.
A escola tenta cumprir com seu papel inserindo conteúdos e metodologias que favoreça temas transversais (respeito, tolerância, companheirismo, etc.) utilizando-se, para tanto, de projetos interdisciplinares de educação em valores aplicados em contextos determinados, fora e dentro da escola.
A educação em valores é uma necessidade da sociedade atual, temas como participação social, solidariedade, respeito ao meio ambiente , educação sexual, direitos e deveres do cidadão, ética na política e na vida pública, autonomia, capacidade de viver em grupo, tolerância, são temas necessários que atualmente não podem ficar fora da trabalho escolar, uma vez que a educação hoje não se restringe mais à mera transmissão de conhecimentos, no contexto atual e na escola atual o aluno tem que ser o centro do processo didático-pedagógico, e a educação escolar, hoje em dia, é entendida como processo de desenvolvimento físico, intelectual e moral das crianças.
Sabemos que muito precisa ser feito nas escolas para que a educação em valores se concretize,mas muito tem sido feito para que isso aconteça, é uma luta constante e árdua, onde os professores não podem esmorecer e sim se inspirarem em professores como o do filme “O Jarro” que não perdeu a essência de ser professor, mesmo enfrentando muitas adversidades se manteve como um professor competente, dedicado , esforçado e empenhado em ensinar valores aos seus alunos . Nos Professores, e futuros professores devemos nos preocupar com a questão dos valores