Relaçao familia escola e comunidade
Emanuela Costa Argente Bandeira
Professor-Tutor Externo: Miquelina Marques Belo Zagonel
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 8301) – Prática do Módulo v
30/07/2011
RESUMO
A integração família-escola se torna caso de emergência. No Brasil, a própria constituição federal e a lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) determinam a participação dos pais para a efetivação do processo da gestão democrática nas escolas. A busca pelo fortalecimento dessa parceria se apresenta, como um dos poucos caminhos viáveis para que a escolas e famílias consigam superar as dificuldades que vem enfrentando na educação de seus filhos e também alunos.
Palavras-chave: Escola. Família. Comunidade.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, valores como ética e cidadania estão sendo banidos e deixados muitas vezes de fora da formação de nossas crianças. A escola não pode deixar que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar a situação. É preciso uma integração da escola juntamente com a família e a comunidade com objetivos em comum e com pessoal responsável e métodos para tentar resgatar valores tão importantes na formação do caráter dos alunos.
Nos dias atuais a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da interação desse trabalho em conjunto, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem estar e da aprendizagem do aluno, os quais contribuirão na formação do mesmo. “ Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda” Paulo Freire”
2 IMPORTANCIA DA INTEGRAÇÃO DA ESCOLA, FAMILIA E A COMUNIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Pensar em educação de qualidade hoje é preciso ter em mente que a família esteja presente na vida escolar de todos os alunos em todos os sentidos. Ou seja, é preciso uma interação entre a escola e a família/comunidade. Nesse