Índice de desenvolvimento humano
UNASP
WILSON ALVES DE OLIVEIRA
IDH:
ORIGEM E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
SÃO PAULO - SP
16/03/2012
WILSON ALVES DE OLIVEIRA
IDH:
ORIGEM E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Trabalho sobre IDH de Geografia Solicitado como instrumento
De avaliação no 1º Bimestre de 2012
Pelo Professor: Eduardo
SÃO PAULO - SP
16/03/2012
INTRODUÇÃO
Sem a intenção de esgotar o assunto, através desse trabalho estarei falando sobre o oque é IDH, sua origem e seus critérios de avaliação.
AFINAL, O QUE É IDH?
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (muito alto desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).
O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas, Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc. A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas.
O propósito básico do desenvolvimento é ampliar as escolhas das pessoas, criando um ambiente capacitante para que elas gozem uma vida longa, saudável e criativa. “Por isso, o avanço de uma população não pode ser medido apenas pela sua dimensão econômica, mas também por suas características sociais, culturais e políticas”. Partindo deste princípio os economistas Mahbub ul Haq, do Paquistão, e Amartya Sen, indiano ganhador do Premio Nobel de Economia de 1998, criaram, em 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trata-se