alvenarias artificiais e naturais
ALVENARIA NATURAIS E ARTIFICIAIS PARA VEDAÇÃO E ALVENARIA ESTRUTURAL
NOME: Renan Alexandre RA: B21HEI-9
TURMA: 6P CURSO: ENG.CIVIL
INTRODUÇÃO
Alvenarias são elementos da construção civil, resultantes da união de blocos sólidos, justapostos, unidos com argamassa ou não, destinados a suportar, principalmente, esforços de compressão.
Os blocos sólidos e resistentes que constituem as alvenarias podem ser simples blocos de pedra, obtidas pela extração de pedreiras graníticas ou outros tipos de rocha, como também podem ser fabricados especialmente para esse fim, como blocos cerâmicos, aglomerados com cimento, de gesso ou mesmo de vidro.
As alvenarias podem ter simplesmente função de divisória e de delimitação, sendo chamadas de alvenaria de vedação ou de divisão, bem como ter função de estrutura, suportando carga de lajes, coberturas, caixas d’água, etc, sendo chamada, então, de alvenaria estrutural.
1. ALVENARIA DE VEDAÇÃO:
É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento da edificação e também pela compartimentação dos ambientes internos. A maioria das edificações executadas pelo processo construtivo convencional (estrutura de concreto armado moldada no local) utilizado para o fechamento dos vãos e paredes de alvenaria.
As alvenarias de vedação têm algumas funções e características importantes para sua execução, sendo a principal delas adequar e estabelecer a separação entre ambientes, especialmente a alvenaria externa, que tem a responsabilidade de separar o ambiente externo do interno, devendo atuar como freio, barreira e filtro seletivo, controlando uma série de ações e movimentos