Escola Clássica de Administração e o Movimento da Administração Científica
FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Escola Clássica de Administração e o Movimento da Administração Científica
Disciplina: Teoria Geral da Administração I
Acadêmico: Eduardo Betto
Passo Fundo, agosto de 2012.
Escola Clássica da Administração teve origem com alguns fatores gerados pela revolução industrial, como o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e também pela necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações a fim de melhor aproveitar os recursos e a mão de obra, enfrentar a concorrência, evitar desperdícios etc.
Frederick W. Taylor (1856-1915)
A Escola da Administração Científica teve seu começo no início do século XX, por Taylor Frederick Taylor, engenheiro americano, desenvolveu a Escola da Administração Científica, cujo foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.
A Administração Científica representa a primeira aproximação teórica aos estudos de administração. Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho através da aplicação de métodos científicos. Seu modelo de administração era baseado na racionalização e no controle das atividades humanas.
Taylor se preocupou em acabar com o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividades por meio de aplicações de métodos e técnicas da engenharia industrial. Ele tentou sistematizar o jeito de cada operário trabalhar, isto é, racionalizar usas tarefas, definindo o método pelo qual o operário se tornava mais eficiente (best way).
Teve como base os princípios para administração cientifica: O objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção; Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar qual a