Escola Clássica de Administração e o Movimento da Administração Científica
FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Escola Clássica de Administração e o Movimento da Administração Científica
Campus Passo Fundo, agosto de 2012.
Biografia
Fernando C. Prestes Motta
Nasceu em São Paulo no dia 16 de março de 1945, era o filho mais novo de três irmãos. Cursou o ginásio e o científico no Colégio São Luis e a Escola de Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas, onde se formou em 1967.
Casou em 1969 com Maria Cristina Cintra do Prado com quem teve uma filha chamada Carolina. Desde muito cedo estudou inglês e francês, línguas que dominava, também conhecia alemão e italiano.
Logo após a sua graduação começou a lecionar e fez o mestrado com o tema “O Racionalismo Capitalista e a Evolução da empresa Brasileira”, mestrado que foi aprovado com louvor, fez estudos na França e nos Estados Unidos, países nos quais aprendeu a sobre sociologia e psicanálise.
Em 1974 publicou seu primeiro livro chamado “Teoria geral da administração: Uma introdução”. Em 1979 publicou seu segundo livro chamado “Empresários e Hegemonia Política”. Em 1980 defendeu a tese “Burocracia e Autogestão: A proposta de Proudon” para se tornar professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) e foi aprovada com louvor novamente, essa tese virou livro. Nesse mesmo ano juntamente com Bresser-Pereira publicou “Introdução a Organização Burocrática”, no ano seguinte publicou “ O que é Burocracia” e em 1982 lançou “ Participação e co-gestão: Novas Formas de Administração”.
Em 1985, recebeu o titulo de livre docente da Universidade de São Paulo com a tese intitulada “Organização e poder” que também foi publicada como livro.
Publicou em 1999 os livros “Teoria das Organizações: Evolução e Crítica “ e junto com Maria Ester de Freitas, “ Vida Psíquica e Organização”, em 2000. Foi orientador de várias teses de mestrado e doutorado, deu cursos e palestras em várias cidades do