gggggg
Escola clássica da administração científica
A Escola Clássica e a Administração Científica
A escola clássica tem esse nome, por que seus integrantes criaram e sistematizaram os fundamentos da administração durante a transição para o século XX (mesma época da revolução industrial). A eficiência dos processos produtivos, o combate ao desperdício, a administração como processo e eficiência do modo burocrático de organização são os conceitos que se encontram nas raízes da escola clássica. Foram os clássicos que escreveram as primeiras ideias, tiveram as primeiras experiências e criaram as primeiras soluções. Eles tinham como principal objetivo entender e fazer funcionar os sistemas produtivos que nasceram com a Revolução Industrial.
Gosta do assunto? Confira também o texto: Funções da Administração Geral
Inicialmente, a escola clássica surgiu com base nos fundamentos de Henri Fayol, o pai da teoria clássica da administração. Durante praticamente toda sua vida, Fayol estudou e colaborou de forma gradativa para o crescimento da administração. Em seus últimos anos de vida, dedicou-se a divulgar os princípios clássicos da administração, fundou o Centro de Estudos Administrativos e coordenou diversas reuniões com autores da época. Em 1926, o Centro de Estudo fundado por Fayol fundiu-se com a Conferência Francesa, dando vida ao Comitê Nacional da Organização Francesa, que fora considerado a associação mais importante acerca dos estudos da administração.
Desenvolvimento da Escola Clássica e o Movimento da Administração Científica
Com a expansão da revolução industrial, as organizações se depararam diante de uma nova realidade que marcou um grande avanço para a escola clássica da administração. Esse avanço exigiu o desenvolvimento de novas técnicas e métodos administrativos e um desses métodos foi a famosa administração da eficiência no trabalho, ou como também é conhecida,