Resumo da escola clássica de administração e o movimento da administração científica
1.1 – Introdução
O foco da escola clássica da Administração está na análise e no aperfeiçoamento das regras e estruturas internas da organização. De modo que, a partir do momento em que a organização possui estruturas e processos bem definidos que funcionam e aperfeiçoam a produção todos os demais problemas se resolvem.
1.2 – Origens
A partir do século XVII o conhecimento com base em costumes e tradições começou a ser deixados de lado, para então, ser colocado em prática o uso da razão para a solução dos problemas. Mas foi no século XVIII que o racionalismo atingiu seu ápice e no século seguinte passou a ser aplicado às ciências naturais e sociais.
O advento das máquinas tornou o trabalho mais eficiente, porém a racionalização do trabalho só começou a surgir no início do século XX. Onde os pioneiros ficaram conhecidos como Fundadores da Escola Clássica implantando o pensamento central onde alguém só será um bom administrador à medida que seus passos forem planejados, organizados e coordenados de maneira racional.
1.2.1 – Grandes Figuras da Escola Clássica
Taylor foi um engenheiro mecânico norte-americano que alcançou posições de chefia nas empresas e que passou. Desde que se tornou mecânico chefe pela primeira vez passara a se ocupar cada vez mais com experiências para aumentar a eficiência do trabalho. Em 1911 publica sua obramais importante chamada Princípios da Administração Científica.
Sua formação o levou a inclinar-se sempre para o método de racionalização do processo da linha de produção enquanto Fayol, com sua formação francesa, conduzia seu trabalho como administrador de cúpula de forma lógico-dedutiva definindo as tarefas dos gerentes e executivos.
Fayol foi autor de livros e responsável por ter salvado da falência uma grande metalúrgica com seu estilo esquemático e bem estruturado. Definindo papéis claros para o administrador.
Os