esboço da psicanalise
1,2 e 3 A Parte I do trabalho não recebeu título por parte do autor, e ainda há uma certa controvérsia quanto à época em que Freud começou a escrever o Esboço. Segundo Ernest Jones ,“começou-o durante o tempo de espera em Viena” - o que significaria abril ou maio de 1938. O manuscrito, confirma a opinião dos coordenadores alemães de que o trabalho foi começado em julho de 1938, equivale a dizer, logo após a chegada de Freud a Londres, no início de junho. No começo de setembro, ele já havia escrito 63 folhas do Esboço, quando teve de interromper o trabalho para submeter-se a uma operação muito séria, e não mais retomou-o, embora tivesse começado, pouco depois, outro trabalho expositivo,que logo foi interrompido também.
4 O Esboço ainda é considerado inacabado, a questão de até onde e em que direção Freud teria continuado o livro é intrigante, pois o programa estabelecido pelo autor em seu prefácio parece ter sido cumprido de maneira bastante satisfatória.
5 Os outros trabalhos de Freud, visam a explicar a Psicanálise a um público estranho a ela, um público com graus e tipos mais variados de abordagem geral ao tema de Freud, mas, sempre, um público relativamente ignorante, em todo ele, espera-se que o leitor esteja familiarizado não apenas com a abordagem geral de Freud à Psicologia, mas também com os pormenores de seus achados e teoria.
PARTE I - [A MENTE E O SEU FUNCIONAMENTO]
CAPÍTULO I - O APARELHO PSÍQUICO
1 Conhecemos duas espécie de coisas sobre o que chamamos psique sendo em primeiro lugar, seu órgão corporal e cena de ação, o cérebroe, por outro lado, nossos atos de consciência, que são dados imediatos e não podem ser mais explicados por nenhum outro tipo de descrição, os dados não incluem nenhuma relação direta entre estes dois pontos terminais de nosso conhecimento, entendemos que a vida mental é função de um aparelho ao qual atribuímos as características de ser extenso no espaço e de ser