história da Educação e da pedagogia
Este trabalho tem como fundamento principal preservar a história da Educação e da Pedagogia escolar no Brasil, estudando e pesquisando sobre as influências recebidas de diversas partes do mundo, que formaram a educação que nós temos hoje em nosso país.
Este trabalho nos proporcionou aprofundar os conhecimentos através de pesquisas individuais e em grupo estimulando o aprendizado e o conhecimento histórico da educação Brasileira. Com base em cada etapa sugerida por essa ATPS (atividades praticas supervisionadas), conseguimos registrar a memória cultural de nossa educação, as influencias recebidas e a importância da preservação da história como fonte de conhecimento e estimulo para nós futuros educadores.
A seguir apresentamos um relatório detalhado sobre nossas pesquisas com o titulo:
“Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo” Somos Feitos de Tempo?
Sim, somos feitos de tempo, somos seres históricos que fabricamos nosso passado, tudo o que vivemos hoje será, no futuro, o nosso passado. De acordo com nossas vivencias e relações sociais, mudamos nossas ações e pensamentos, e a história vai se formando de geração para geração. A educação, o saber, se passa de pessoa para pessoa, de cultura para cultura, de sociedade para sociedade; daí cada sociedade tem fatores culturais que vão sendo transmitidos ao longo do processo histórico, desenvolvidos através de seus artefatos místicos, éticos e religiosos influenciando sua forma de pensar e agir. Assim, o processo evolutivo de um povo se dá através do conhecimento de sua história e esse conhecimento histórico é seletivo, pois cada historiador faz uma escolha dos acontecimentos mais importantes para sua história. Dessa forma, em cada época e local a memória é registrada de maneiras diferentes e é fundamental na formação da identidade cultural, das tradições e no registro de experiências significativas, por isso deve ser valorizada e preservada. A história, dessa forma, ajuda-nos a olhar nossa