Historia da Educação e da Pedagogia
História da Educação e da Pedagogia
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e Pedagogia”, sob orientação da professora: Verônica Silva.
Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo
Com a História da Educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam, se somos seres históricos nada escapam à dimensão do tempo. Vamos ver como começou esse processo histórico no brasil.
A Origem da Educação Escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Idade Média na Europa foi marcada pela influência da Igreja Católica em todas as esferas da Sociedade, até mesmo sobre grandes monarquias. Com as crises que se alastrava pelo continente, a população começou a entender que a Igreja Católicaera abusiva e isso causou o chamado movimento protestante. Essa contestação à escolástica e ao dogmatismo católico impulsionou reformas de destaque no século XVI, a Reforma Protestante e Contra Reforma.
A Reforma Luterana iniciou-se no século XVI por Martinho Lutero que propôs uma reforma ao catolicismo. Com as 95 teses de Lutero, fixadas na porta da Igreja Católica de Witten Berg e que criticavam a doutrina cristã, Lutero provocou uma revolução em vários países, principalmente na